Conquistar a liderança de mercado em logística exige muito trabalho, e também inovação constante dos processos que envolvem toda a cadeia operacional e corporativa.
Segundo pesquisa da McKinsey, 84% dos executivos afirmam que a inovação é prioridade para suas estratégias de crescimento, em contrapartida, 94% dos executivos estão frustrados com as iniciativas de inovação. Esse fato se dá pela estrutura de como os projetos são desenvolvidos, metodologia escolhida e falta de uma cultura de gestão da inovação. Inovar é um processo que necessita de um projeto bem construído.
A Total Express tem essa visão muito clara em seu DNA, e uma das iniciativas que mostra isso foi criar o programa de inovação aberta Total Inova, com o objetivo de resolver, de forma estruturada e com uma metodologia ajustada à sua cultura de gestão, os desafios internos através de propostas e iniciativas de startups.
O programa está estruturado para contribuir com o crescimento da Total Express, por meio de tecnologias inovadoras que acelerem ainda mais o crescimento da empresa, otimizando os processos, e contribuindo para o desenvolvimento de novas soluções. As startups selecionadas para pilotos poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras da empresa ao final do programa.
Em parceria com a Innoscience, Consultoria de Inovação Corporativa, foram selecionados sete desafios para esse projeto, que abrangem as áreas de Produtos e Pricing, Operações, Customer Experience, Gente e Gestão, Gerenciamento de Risco e Jurídico da empresa.
A todo vapor
Entre os meses de abril e maio de 2022, as startups fizeram suas inscrições pelo site totalinova.com.br, e escolheram um dos desafios propostos.
Mais de 170 startups se inscreveram, e após a análise de cada uma delas 21 startups foram classificadas para a final, tendo a oportunidade de apresentarem seus projetos para uma banca de embaixadores – os especialistas avaliadores.
Na etapa do Pitch Day, realizada em julho, 7 startups foram escolhidas pelos embaixadores e pelo corpo diretivo da Total Express, e passaram à fase de imersão.
Na primeira semana de agosto as startups finalistas se reuniram com os times da Total Express, para um trabalho de imersão direcionado pela Innoscience. Os 7 desafios foram analisados em detalhe e as propostas para a fase piloto foram definidas: passos, recursos, custos, desafios, vantagens e os resultados estimados. Neste momento o projeto avança para a fase piloto: três meses para avaliar na prática cada uma das soluções e também quais melhorias elas trarão para a operação da Total Express.
Em breve, mais novidades sobre o Total Inova.